Nova logo novo aviaum SS lancamentos transparente

 As melhores dicas e estratégias de marketing digital para pequenas, médias e grandes empresas! 

 A propaganda é a alma do fracasso! no marketing digital...

Entenda porque mais de 80% dos empreendedores não obtém o sucesso desejado no mercado digital! Aula grátis e online! Cadastre-se!

O seu lançamento está longe de ser um foguete!

25/06/2020

Você planeja um lançamento, do seu produto ou serviço, e logo imagina ele como um foguete, subindo rápido, alcançando ótimos resultados em pouco tempo, afinal, o seu produto é diferenciado, é o melhor do mercado, é sensacional!

Acontece que poucos te dizem que em seus primeiros lançamentos, em nada vai se parecer com um foguete, talvez, com uma boa sorte, um avião de papel. É isso mesmo, no começo, voos baixos e rápidos, e eu vou te contar o porquê nesse artigo.

Talvez você segue algum guru do marketing, e nada contra, aliás, eu mesmo sigo alguns, eu acho fundamental estar sempre ligado ao que acontece com que já está a níveis acima do meu sempre. É assim que nos instruímos e buscamos sempre melhorar.

O único problema que vejo em relação a isso, é que, quando você começa a seguir um guru, você ouve a realidade dele, que no momento, está falando dentro da casa dos milhões de reais. Se você não está preparado para saber que, para ele chegar a esses milhões ele fez inúmeros lançamentos de ticket baixo e outros que deram errado, você começa a acreditar que no seu primeiro lançamento, será isso também.

Se isso acontece? No primeiro lançamento você faturar milhões? Sim, pode acontecer sim, mas na maioria dos casos, isso não acontece, e pior, às vezes, nos primeiros lançamentos, você acumula somente custos e despesas.

Não quero te desanimar não, apenas te contando que lançar um produto ou serviço na internet, não é certeza de lucratividade. Estou te puxando para a realidade, para que você entre nesse jogo, sabendo exatamente o que vai encontrar como realidade. Bom, na grande maioria dos casos eu digo.
É muito comum clientes chegarem até a nossa agência com um planejamento totalmente fora da realidade, com números exorbitantes para o seu primeiro lançamento, mas ao mesmo tempo, sem o investimento necessário para alcançar esse número, sem audiência e sem autoridade.

Mas deixe eu te explicar o porque sempre relaciono o lançamento do seu produto ou serviço mais com um avião do que propriamente dito o foguete. Primeiro que o foguete te traz uma ilusão muito grande de que você vai arrebentar e ganhar muito em pouco tempo. É essa a associação desejada por quem vende métodos e fórmulas para você fazer você mesmo o seu lançamento.

Segundo que, o ciclo de vida de um produto ou serviço, se difere e muito de um foguete. Veja a imagem abaixo;

Quando você realiza um lançamento, o seu produto ou serviço, passa por essas fases. Acredite, é o que acontece! Ao chegar na maturidade, a tendência é cair as vendas e logo, seus resultados. É assim com todos os produtos, até mesmo de grandes multinacionais, porque não seria com o seu?

A grande sacada é encontrar formas e maneiras de deixar o seu produto ou serviço, por maior tempo, na fase da maturidade e acredite, mais hora menos hora, o declínio vai chegar e é, nesse momento, que você então inova, reformula e entrega algo diferente, ou então, é o fim, literalmente, desse seu produto ou serviço.

Agora, olhe novamente para imagem e veja se ela se parece mais com um lançamento de um foguete, ou com um voo de avião? Que decola, ganha altitude, permanece no ar por um tempo e pousa em um outro ponto? O que me diz? Eu fico com a analogia do avião, afinal, é o que acontece e por isso muitos não percebem que fórmula mágica não existe.

Para você entender melhor, pense o seguinte, antes de um avião decolar, o que precisa ser feito? O que tem que estar em ordem para que a decolagem seja feita? Um bom plano de voo, com uma rota definida, com o combustível suficiente para chegar onde deseja, com a manutenção muito bem realizada desse avião e de um piloto experiente, ou que pelo menos, tenha feito e passado na sua aquisição de habilitação para tal, correto?

Depois, esse piloto, no meio do voo, pode optar por desviar de uma tempestade, ou alguma anomalia que por hora venha a acontecer durante o voo, mas de premissa, ele vai seguir aquele planejamento até o fim. Podem ocorrer turbulências é claro, mas o objetivo final, sempre será o mesmo.

Agora vamos voltar aos números! Se você realmente acredita que no seu primeiro voo, você vai conseguir decolar perfeitamente, se manter na mesma rota sem erros e ainda pousar com tranquilidade, saiba que está muito enganado. Primeiro você precisa planejar bem o seu voo, deixar tudo no lugar, conferir os aparelhos e ferramentas necessários e somente depois, de uma minuciosa avaliação, se projetar em uma decolagem, já sabendo, que uma hora terá que pousar.

A grande questão é, planejar, e planejar muito, praticar, e para isso você vai gastar tempo e dinheiro (ou você acha que um piloto pega o seu brevê de graça?) e entrar primeiro no simulador de voo, ou seja, realizar pequenos lançamentos antes, para entender o mercado que vai atuar de verdade e, somente depois, projetar o seu negócio, para voos mais altos.

O QUE VOCÊ DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DO PLANEJAMENTO?

  1. Ter um nicho de mercado muito bem definido;

Ter definido um nicho de mercado é muito importante, afinal, é assim que você começa a determinar o seu avatar. Mas vale prestar atenção que, dentro de grandes nichos de mercado, existem os subnichos ainda, que são mais específicos em relação ao nicho escolhido. Por exemplo, nicho: Petshop, subnicho: Petshop especializado em beleza animal. Ou seja, dentro do nicho de petshop, existe vários segmentos, vários tipos e modelos de negócio. Definir o seu com essa clareza, é o que vai te permitir ter autoridade dentro de um nicho e, essa autoridade te trazer os resultados que deseja.

  1. Conhecer bem o seu avatar;

É importante que você conheça o seu público alvo claro, mas mais que isso, você precisa conhecer profundamente o seu avatar. Avatar é o seu cliente ideal, é com ele que você tem que conversar, levantando suas dores, seus desejos e aspirações, bem como, seus interesses. O mais importante depois de ter tudo isso em mãos, é saber como o seu produto ou serviço, vai ajuda-lo a resolver um problema que ele tem.

  1. Criar uma jornada para esse seu avatar.

Chamamos de jornada o que muitos conhecem como funil de vendas, e essa é a melhor coisa que você pode fazer pelo seu negócio ao se lançar no mercado digital online. É pensar cada etapa que seu avatar vai passar para se qualificar como possível cliente e depois, enfim, realizar a compra. Por exemplo, você tem um site, nesse site, as pessoas interessadas em seus serviços se cadastram para receber um ebook gratuito, você então tem o contato desse interessado. Gera relacionamento enviando conteúdos de interesse por esse meio de contato, levando-o até a sua página de vendas e concretizando toda a jornada.

É claro que aqui, faço um breve resumo, mas, em todas as etapas, existem particularidades que devem ser levadas em consideração para que esse caminho, essa jornada, seja realmente uma jornada que vai te trazer resultados. Se vai dar trabalho? Claro que vai! Ainda não conheço uma forma de ganhar dinheiro sem trabalhar.

O importante é que você vai trabalhar muito, mas focado, sabendo exatamente cada passo que está fazendo, o porquê desse passo, a importância dele e porque ele vai te gerar resultados positivos. Essa é a diferença de estratégia e criar conteúdos por criar, somente para ganhar curtidas e seguidores.

  1. A entrega

Depois de ver tudo isso, você deve planejar a forma como você vai entregar esse produto ou serviço. No caso de produto físico, correio ou transportadora, já no caso de infoprodutos, como cursos e processos que ainda serão entregues, existe a forma tradicional, onde o cliente é encaminhando para o seu consultório por exemplo, ou, caso seja um curso, entregar em uma plataforma EAD. Hoje em dia existem muitas plataformas para utilizar desse recurso, basta “dar um google” que vão aparecer muitas.

  1. O pós-venda

Tão importante quanto a venda em si, o pós-venda é o fator chave para garantir recorrência em sua empresa, realizar o que a gente chama de upsell, que é oferecer um produto ou serviço de maior valor e, em muitos casos, fidelizar os seus clientes, transformando-os em advogados da sua marca e negócio. Afinal, é tão bom o atendimento mesmo quando ele já comprou que você se diferencia dos demais, trazendo para você e para sua marca, uma visibilidade, autoridade e reciprocidade únicas.

Espero que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude de alguma forma. Se te ajudou, se você gostou, ou não, deixe seu comentário abaixo, somente assim vou saber se o conteúdo que disponibilizo nesse blog, está de acordo com os seus interesses e te ajudam de verdade.

Um forte abraço e até o próximo artigo!

Cleber Pelarin – Consultor de lançamentos

Postado por cleberpsilva78hotmail-com


Nova logo novo aviaum SS lancamentos transparente

 S&S Lançamentos 
Empresa especializada em estratégias de marketing digital, para lançamentos de serviços no mercado digital online como, naturopatia, terapeutas, microfisioterapia, fisioterapia e profissionais liberais. Nossa principal missão é lotar agendas e gerar novos negócios!

Buscar no Blog

Sonhar...
Coloque seu Melhor E-mail:
Odiamos Spam Assim Como Você...
Logo novo SS lanamentos

       © 2018 Todos direitos reservados S&S Lançamentos

S.J. do Rio Preto/SP (17) 99107-0627

contato@sslancamentos.com.br

CNPJ: 34.602.752/0001-44